quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sindrome do Pânico e Ansiedade, O que é ???




          Todos nós temos momentos que nos sentimos nervosos, chateados ou preocupados com alguma coisa. Isso é normal. Entretanto, quando o nervosismo ocorre quase diariamente ou muitas vezes durante uma semana, você pode estar apresentando um distúrbio de ansiedade. O distúrbio de ansiedade não é limitado ao nervosismo, apreensão, ou "borboletas" no estômago. Os distúrbios de ansiedade usualmente incluem medo excessivo, pânico, e temor que atrapalham na realização das atividades diárias.

         Existem muitos tipos de distúrbios de ansiedade, e podem aparecer sozinhos ou em associação. Um distúrbio de ansiedade é um problema médico e psiquiátrico que deve ser tratado.
  • Distúrbio de ansiedade devido a uma condição médica geral. Problemas como ansiedade e nervosismo podem se iniciar devido a problemas físicos. Muitas condições médicas tais como desequilíbrio hormonal, problemas respiratórios e problemas cardíacos podem causar ansiedade.
     
  • Distúrbio de ansiedade generalizado. Neste distúrbio a ansiedade e a preocupação interferem nas atividades diárias todos os dias ou quase todos os dias por seis meses ou mais. Pode causar sintomas físicos como dor de cabeça, dor nas costas, alteração intestinal ou no estômago. Esse distúrbio também pode ocorrer em crianças.
  • Distúrbio do pânico. Quando ataques de pânico ocorrem sem aviso, ou de maneira repetitiva sem explicação, isso se chama distúrbio do pânico. As pessoas, com distúrbio do pânico, são acometidas de um mal-estar terrível, sentem falta de ar, taquicardia, tremores e tem a nítida impressão de que estão morrendo com um grave problema no coração. Esses ataques podem ocorrer muitas vezes durante o dia ou durante toda a semana e interferem na vida profissional e pessoal.
     
As mulheres são as mais vulneráveis a doença, cerca de 75% dos casos, ainda sem causa definida. A faixa etária mais freqüente é de 20 a 35 anos. As crianças não apresentam essa patologia.
  • Fobias. O sentimento de temor ou pânico diante de certas atividades, eventos, ou objetos é chamado de fobia. Algumas fobias são muito específicas, como a agorafobia e fobia social. A agorafobia é o medo de estar em lugares em que a saída pode ser difícil, tais como estar fora da sua casa, carros, ônibus, trens ou entre uma multidão. A fobia social é o medo de eventos sociais como festas, apresentações e encontros.
     
  • Distúrbio do estresse pós-traumático. É um distúrbio de ansiedade que ocorre após um evento traumático. O evento usualmente envolve risco de danos graves, morte, ou ameaças graves, como em assaltos violentos, seqüestros, abuso sexual, desastres naturais, acidentes, combates militares, etc. Ele ocorre quando a ansiedade relacionada com o evento traumático persiste por longo período. Pode ocorrer em todas as idades, incluindo crianças e adolescentes.
Parece que as mulheres são mais propensas do que os homens para desenvolverem o distúrbio do estresse pós-traumático. Pessoas que sofreram abuso sexual durante a infância ou tiveram outras experiências traumáticas têm também maior chance de desenvolver o distúrbio do estresse pós-traumático. Alguns pesquisadores do assunto acreditam que as pessoas que se apresentam mais "anestesiadas" emocionalmente após um trauma podem ser mais propensas a desenvolver esse distúrbio.
Muitas pessoas com esse distúrbio podem experimentar repetidamente o evento traumático na forma de memórias, pesadelos, ou pensamentos assustadores, especialmente quando são expostos a eventos ou objetos que relembram o trauma. Aniversários do evento também podem desencadear os sintomas.
  • Distúrbio de ansiedade induzido por substâncias. Drogas como o álcool, cocaína, sedativos, e anfetaminas podem causar ataques graves de ansiedade, nervosismo e preocupação constantes. A interrupção do uso da droga por algumas semanas usualmente reduz os sintomas drasticamente.
Os distúrbios de ansiedade causados por um problema médico ou abuso de substâncias podem se iniciar em qualquer idade. Outros distúrbios de ansiedade usualmente se iniciam mais tardiamente na infância ou em adultos jovens. Muitos deles podem aparecer lentamente em semanas ou meses, mas eles podem também aparecer subitamente. Um grande evento traumático pode ser um gatilho para desencadear um distúrbio de ansiedade.

A causa exata da ansiedade não é conhecida. Pode haver níveis anormais de substâncias químicas que o sistema nervoso utiliza para mandar e receber sinais do cérebro. A ansiedade também pode resultar de como o cérebro usa essas substâncias para mandar e receber os sinais de outras partes do corpo.
Pessoas com o distúrbio do estresse pós-traumático, por exemplo, tendem a ter níveis anormais dos hormônios envolvidos na resposta ao estresse. Quando uma pessoa está em perigo, são produzidos altos níveis de opióides naturais, que podem temporariamente mascarar a dor. Cientistas têm descoberto que pessoas com distúrbio de estresse pós-traumático podem produzir níveis elevados dessas substâncias mesmo após o perigo ter cessado, podendo levar aos sintomas associados com essa condição.

Estudos em animais e humanos têm apontado para áreas e circuitos específicos do cérebro envolvendo a ansiedade e o medo, o que pode ser importante para entendermos os distúrbios de ansiedade.
Os problemas de ansiedade podem ser hereditários. No caso do distúrbio do pânico, por exemplo, 40% dos filhos de um dos pais portadores do distúrbio do pânico, e 80% dos filhos de um casal com distúrbio do pânico vão ter a patologia. Eventos e circunstâncias estressantes na vida também podem participar da sua gênese. Relacionamentos e atividades instáveis podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver esses distúrbios. Assim como uma dieta precária e a falta de exercícios físicos diários.
É comum a associação de ansiedade e depressão. E ambos devem ser avaliados e tratados adequadamente.

O clínico ou o psiquiatra pode dizer se os sintomas que você apresenta são causados por um distúrbio de ansiedade. Devem ser realizados alguns exames laboratoriais para descartar alguns problemas médicos como o desequilíbrio hormonal e problemas cardíacos. Porém não há exames laboratoriais para diagnosticar diretamente os distúrbios de ansiedade.

A ansiedade pode usualmente ser tratada com sucesso através de psicoterapia, medicamentos, acupuntura ou ambos. O tratamento deve ser discutido com seu médico. Dentro os medicamentos que podem ser usados estão os ansiolíticos e os antidepressivos. O tratamento mais apropriado irá depender do tipo de distúrbio de ansiedade, assim como tempo do tratamento.
Alguns distúrbios de ansiedade podem durar pequenos períodos de tempo, enquanto outros poderão ocorrer durante toda a vida, exigindo assim um tratamento prolongado.

Não tente resolver o distúrbio de ansiedade sozinho. Procure ajuda profissional assim que perceber qualquer sintoma de ansiedade. Pois, com o tratamento adequado, as pessoas podem voltar a ter uma vida normal e com qualidade.


Acupuntura na Area Ginecológica

ACUPUNTURA E GINECOLOGIA

Na Medicina Tradicional Chinesa, independente do problema ginecológico que a paciente possua, suas causas e justificativas serão sempre as mesmas. Isso significa que uma paciente que tenha cólica, TPM ou períodos menstruais irregulares possuem, no geral, os mesmos problemas que uma mulher que não consegue engravidar ou que já tenha sofrido um aborto.

Em resumo, podemos afirmar que a mulher que possui cólica hoje, pode ser a mulher que terá dificuldades em engravidar amanhã.
Com base nesta afirmação, podemos trabalhar para que certos problemas não aconteçam na paciente, exaltando assim a prevenção de certas doenças, e não meramente a cura das quais já existem.

No geral, existem 2 tipos de doenças ginecológicas:

1) As doenças de Deficiência:

- São divididas em 2 Tipos:

A) Deficiência de Qi (energia) --> sempre que ao corpo falta energia, em longo prazo teremos problemas na circulação de sangue. Isso se dá porque a principal função do Qi é aquecer e mover o sangue dentro dos vasos. Se por algum motivo uma paciente desenvolve uma deficiência de energia, seu sangue ficará parado (ao que chamamos de estase de sangue), e as seguintes situações podem ocorrer:

A.1) Cólica Menstrual: com o sangue parado, a reação do útero é de se contrair para expulsar o mesmo. A cólica menstrual, nada mais é do que a contração exagerada do útero na tentativa de liberar o sangue da menstruação. Portanto, uma Deficiência do Qi --> Estase do Sangue --> Cólica (também conhecida como Dismenorréia).

A.2) Período Menstrual Atrasado: uma deficiência de energia poderá causar menstruação atrasada (ciclos superiores a 40 dias). Isso acontece pela falta de potência do Qi em movimentar o sangue para o útero, e causar a menstruação.


Exceção: se a deficiência do Qi for do Baço, este órgão irá falhar em sua função de manter o sangue dentro dos vasos, e assim, a menstruação será adiantada e abundante.

A.3) Ameaça de Aborto: uma mulher grávida que possua uma deficiência de Qi poderá sofrer de ameaça de aborto. Isso acontece pois sem energia o sangue não se moverá em direção ao útero e causará a má nutrição e oxigenação do feto, que entrará em sofrimento. Se o corpo entender que o feto está em sofrimento, o mesmo "rejeitará" a criança, e a mãe irá abortar.
Neste mesmo caso, também é possível observar um feto que não cresce adequadamente para o período gestacional.

A.4) Infertilidade: Se ao corpo falta energia, como já explicado anteriormente, o sangue não se moverá para o útero, ou então, ficará estagnado no mesmo. Nas duas situações a mulher será incapaz de engravidar. Em um primeiro momento, a energia incapaz de mover o sangue para o útero, gerará um útero sem sangue incapaz de gestar, assim, o corpo "impede" a gravidez. Em um segundo momento, com estase de sangue, a mulher será estéril pois o sangue no útero não se renova, o que impediria uma boa formação fetal, assim, o corpo impede, também, a gravidez.

E O QUE GERA DEFICIÊNCIA DE QI EM NOSSO CORPO?

1) Alimentação Irregular ou Inadequadada --> comer estressado, com pressa, em períodos afastados ou comer pouco, com falta de nutrientes essenciais, fará com que o corpo não transforme energia suficiente.

2) Estresse emocional --> Sentimentos como a preocupação, raiva, frustração, tristeza, pesar, entre outros, causam no corpo, em um primeiro momento a estagnação de Energia. Em longo prazo, com essa energia parada, o corpo entende que não precisa produzir em maior quantidade algo que não está sendo utilizado, assim, o Qi é menos produzido e entra em deficiência.

3) Excesso de Trabalho sem Repouso Adequado, Excesso de Atividade Física, Excesso de Atividade Sexual --> Essas 3 situações levam os órgãos transformadores de energia ao estresse de funcionamento.
- Na atividade sexual, o Rim perde energia vital (Jing) e seu Yang, e a energia Original (Yuan Qi), que nutre os meridianos, não poderá ser produzida.

- Na Atividade Física e Excesso de Trabalho, o Baço Pâncreas que mantém a força muscular e a atividade intelectual, entra em colapso, e irá falhar na produção de Gu Qi (energia dos alimentos) que é a base da formação das demais energias essenciais ao corpo, como a Wei Qi (energia de defesa), a Ying Qi (energia Nutritiva) e o Qi Original.

Portanto, até o momento podemos concluir que uma mulher que se alimenta adequadamente, evita se estressar e não abusa do sexo, da atividade física e que descansa adequadamente após trabalhar, evitará problemas ginecológicos, bem como outras muitas doenças.

É interessante saber, que os órgãos que mais sofrem com a Deficiência de Qi são:
** Baço-Pâncreas --> Pois produz o Gu Qi
** Pulmão -->Pois produz Wei Qi e Ying Qi
** Rim --> Pois produz a Yuan Qi
** Fígado --> Pois possui a função de manter o fluxo harmônico de Qi para todos os órgãos do corpo.

O segundo tipo de Doença de Deficiência é:

B) Deficiência de Sangue (Xue): Se ao corpo falta Sangue, é fácil compreender que a mulher terá problemas menstruais e de fertilidade, pois a base da menstruação, do ciclo reprodutivo, da gestação e do desenvolvimento do feto é o sangue.
É importante saber que o sangue é DEFICIENTE e não INEXISTENTE, o que significa que ele existe, porém é fraco ou em baixo volume. Com isso, teremos os seguintes problemas:

B.1) Cólica Menstrual: com o sangue parado,por não ter volume para circular, a reação do útero é de se contrair para expulsar o mesmo. Assim como acontece na deficiência de Qi, haverá dismenorréia.

B.2) Período Menstrual Atrasado ou Suspenso (amenorréia): uma deficiência de sangue poderá causar menstruação atrasada pois não haverá volume de sangue para causar a menstruação. Em casos mais severos, o ciclo pode ficar totalmente suspenso, e a mulher poderá ficar meses, até mesmo anos sem menstruar.

B.3) Ameaça de Aborto: uma mulher grávida que possua uma deficiência de Sangue não será capaz de nutrir o feto adequadamente, e o aborto será inevitável.

B.4) Infertilidade: Se ao corpo falta sangue, não haverá menstruação, portanto, não haverá ovulação. Sem ovulação, não há, em nenhuma hipótese, a possibilidade de uma mulher gestar.

E O QUE GERA DEFICIÊNCIA DE SANGUE EM NOSSO CORPO?

Tudo que causa uma Deficiência de Energia (Qi), pode também ser a causa de uma deficiência de Sangue no organismo. Se não há Qi, o sangue não se move. Ao entender que o sangue não se move, o corpo irá reduzir sua produção. Tudo no corpo funciona sob demanda.

Além dos fatores que causam a Deficiência de Qi, existem mais 2 causas para a Deficiência do Sangue:

1) Alimentação pobre em alimentos produtores de Sangue --> Se uma paciente não ingere alimentos que formam sangue, o corpo será incapaz de produzí-lo em um bom volume, e se produzir, o mesmo será fraco. Esta é a mesma base da Anemia.

2) Hemorragia intensa por muitos anos, ou perda de sangue --> uma mulher que possui menstruação intensa por muitos anos ou que tenha sofrido um acidente ou cirgurgia com grande perda de sangue, irá fazer com que o Baço (órgão produtor de sangue) se estresse para compensar a produção do sangue perdido. Isso faz com que, em longo prazo, a produção de Xue se torne deficiente, pois o órgão, colapsado não será mais capaz de manter sua função.

MAS HÁ TRATAMENTO?

Apesar das doenças de Deficiência possuírem um processo de cura mais lento que as doenças de Excesso (que serão discutidas no próximo post), elas também possuem cura. Para isso é necessário identificar a causa do prolema.

Se a doença for de Deficiência de Energia, serão utilizados pontos para tonificar a Energia do paciente e os órgãos afetados pela mesma. A fitoterapia também é indicada.

Se a doença for de Deficiência de Sangue, pontos para nutrir o sangue serão utilizados, bem como a fitoterapia para ajudar no processo. Porém, há que se fazer uma orientação quanto a alimentação da paciente, que se estiver inadequada, não haverá acupuntura ou fitoterapia que resolverá o problema.

Fonte : http://facilitandoacupuntura.blogspot.com/

Tratamento da Lesão por Esforço Repetitivo - LER com acupuntura



Acupuntura na LER - lesão por esforço repetitivo


Conhecida também como tendinite, a LER (lesão por esforço repetitivo) é um problema comum que atinge pessoas que usam excessivamente o computador. Os esforços repetitivos e a longa jornada de trabalho fazem com que tendões, articulações, nervos e músculos inflamem, causando dores e lesões. As áreas mais afetadas pela doença são os braços, mãos e ombros.
Se diagnosticada no início, o tratamento da LER pode ser muito eficaz. Segundo a Dra. Aparecida Enomoto, graduada em medicina tradicional chinesa, a acupuntura é altamente recomendável no tratamento de dores e problemas musculares, pois ela age diretamente nos pontos inflamados e doloridos. “Muitos pacientes têm buscado o uso da acupuntura como tratamento de tendinite para fugir das fortes medicações tradicionais, que muitas vezes são ineficientes. O principal objetivo é agir contra as dores, que tanto incomodam os pacientes”, afirma a especialista.
A acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, para tratar doenças e disfunções do organismo. Praticado na China há mais de três mil anos, o procedimento foi introduzido na medicina brasileira na década de 70.
A inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, como, por exemplo, os músculos. O estímulo é enviado para o sistema nervoso central (medula e cérebro), que por sua vez libera diversas substâncias químicas, desencadeando efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de ter uma ação reguladora sobre os sistemas endócrino e imunológico e diversas outras funções orgânicas.
O tratamento específico para LER se dá na inserção de agulhas nos meridianos do corpo. Os pontos são escolhidos de acordo com o pulso do paciente. A sessão dura em torno de 30 minutos e recomenda-se uma sessão por semana durante três meses, e após esse período é feita a reavaliação para estabelecer com que periodicidade se fará o controle.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ENXAQUECAS - LIVRE-SE DESSA DOR DE UMA VEZ POR TODAS

Conheça um pouco mais sobre a Enxaqueca - mal que atinge uma grande parte da polulação Brasileira.

Reportagem Revista Vida e Saúde  -  Editora Casa
Mês Julho 2010












domingo, 3 de outubro de 2010

Publicações Sobre nosso Trabalho ! Estética Facial

Espaço Zen Terapias - Oferece o tratamento para remoção de manchas pigmentos da pele do rosto, colo e mãos.
Além de Rápido, indolor, e Barato, é inovador, pois revitaliza a pele.

Leia e tire suas dúvidas




Deseja Marcar uma avaliação com a Dra Joice Parzianello - Crefito 39255
Ligue e informe-se pelo fone : (55) 3332-2015
Rua Ernersto Alves - 178 
centro -  Ijuí
em frente aos correios




Publicações Sobre nosso Trabalho !

ACUPUNTURA AJUDA A REDUZIR PESO :

PACIENTES SE BENEFECIAM COM O TRATAMENTO COM PERDAS DE PESO DE ATÉ 8 KILOS POR MÊS :

LEIA ABAIXO E ENTENDA COMO A ACUPUNTURA FUNCIONA

sábado, 2 de outubro de 2010

Espaço Zen Terapias - Tratamentos Oferecidos

Tratamento Facial para Retirada das manchas

           
             Manchas na pele incomodam homens e mulheres que buscam uma aparência saudável e jovem. No entanto, elas são muito comuns e surgem por conta de acne, gravidez ou exposição exagerada ao sol. "O envelhecimento cronológico também favorece o aparecimento de pintas e manchas porque a pele vai perdendo a capacidade de se defender do sol".
             O tratamento é considerado como um solução rápida para clarear a pele, além de diminuir as manchas causadas por exposição ao sol: melasmas, cloasmas e hiperpigmentações pós-inflamatórias causadas por acne e pós-peeling. "Os resultados são sentidos numa única aplicação no consultório".

              O kit Vulcan Ice possui um sistema inovador, pois, atua em todas as fases da melanogênese, ou seja, antes, durante e depois da formação da melanina - o pigmento que dá a cor à pele. "Por agir neste processo do início ao fim, é que podemos afirmar que o produto elimina as manchas cutâneas e recupera a textura da pele, deixando-a com mais luminosidade", completa a cosmetóloga.
          O tratamento é versátil e se adapta às necessidades de cada paciente. É composto, basicamente, por três etapas: na primeira, é aplicado um complexo de ácidos vulcânicos com princípios ativos esfoliantes. Em seguida, aplica uma máscara despigmentante. A etapa final consiste no uso domiciliar de um creme despigmentante.

          O profissional deve acompanhar o paciente em todo o processo do tratamento e orienta-lo para o uso domiciliar a fim de atingir os objetivos propostos. "Recomendamos que o cliente use sempre um filtro solar e que não se submeta a nenhum outro tratamento despigmentante enquanto estiver se tratando com o Vulcan Ice".  "Seguindo todas as orientações, será possível conferir o benefício do tratamento e a eliminação de manchas do rosto e colo. 

Clinica Espaço Zen Terapias - Estética Facial - Limpeza de Pele Profunda

Limpeza de Pele e hidratação profunda da pele.


            É um tratamento indicado para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros. Para que a pele possa respirar e renovar suas células ela precisa ser bem tratada, e um dos cuidados básicos é a Limpeza de Pele. 
Como é realizado o tratamento?A esteticista facial realiza a limpeza manual com vapor e ionização. O tratamento evita o aparecimento da acne, ressecamento ou de oleosidade excessiva.
Quantas sessões são necessárias?Uma única sessão é suficiente para a limpeza facial e pode ser repetida mensalmente.
Qual o tempo de duração da aplicação no consultório ?A Limpeza de pele profunda tem duração de uma hora e a limpeza de pele + hidratação de uma hora e meia.



Passos para uma completa limpeza profunda da pele



  1. Higienização profunda da pele
  2. Esfoliação
  3. Massagem com um hidratante de acordo com a pele do paciente
  4. Bandagens são aplicadas com emoliente para amolecer os comedões (cravos)
  5. Vapor de OZÔNIO, o vapor além de ajudar a dilatação dos poros também remove os radicais livres da pele
  6. Extração dos comedões (cravos)
  7. Aplicação do aparelho de alta freqüência, para a cauterização dos poros
  8. Aplicação de uma máscara hidratante e calmante.

Publicações


Acupuntura - O que é afinal


A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos. As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoísmo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang.
 O livro descreve várias doenças, suas origens e descrições de pontos da acupuntura. Em 260 d.C., o famoso médico Huang-Fu Mi compilou um texto de 12 volumes descrevendo a acupuntura, chamado de "Zhen Jiu Jia Yi Jing Comprehensive Manual of Acupuncture and Moxibustion". Seu livro descreve quantos dos pontos são utilizados ainda hoje, explicando sobre onde e em qual profundidade inserir cada agulha.
Os primeiros acupunturistas utilizavam agulhas feitas com pedras e ossos, mas posteriormente começaram a criar agulhas de metal, como o bronze, ouro e prata. Originariamente, havia apenas 365 pontos de pressão no corpo, cada um correspondendo a um dia diferente do ano. Após algum tempo, esse número cresceu e chegou a mais de 2 mil pontos diferentes.


símbolo
Foto cedida por Dreamstime
Acredita-se que a acupuntura teve seu início na China

No começo do século XIX, os viajantes que haviam ido à China começaram a introduzir a acupuntura no Ocidente. Médicos na Europa e nos EUA começaram a fazer experimentos com esta técnica. Um dos maiores e primeiros devotos da acupuntura no Ocidente foi um acadêmico francês chamado de Geourge Soulie de Morant. Ele viajou para a China na virada do século XX. Quando retornou à França, após quase duas décadas, ele apresentou os textos e técnicas clássicas da acupuntura para os médicos franceses.
Já nos EUA, a acupuntura tornou-se popular na década de 70, com a viagem que o presidente Nixon fez à China. A primeira menção feita à acupuntura na mídia americana foi um artigo do "New York Times" escrito pelo repórter James Reston, no qual ele descrevia como a acupuntura aliviara sua dor após uma cirurgia de apendicite.
Nas últimas três décadas, a acupuntura ganhou ainda mais impulso e credibilidade. Hoje em dia, por exemplo, há diretrizes oficiais que regem sua utilização, além de sociedades organizadas por profissionais capacitados em acupuntura. De acordo com uma pesquisa nacional sobre saúde feita em 2002 nos EUA, a maior pesquisa sobre medicina complementar e alternativa feita até hoje, estima-se que 8,2 milhões de adultos americanos já experimentaram a acupuntura.

Acupuntura substitui a anestesia em algumas cirurgias.

Dr . Tiago Didolich de Ávila
Fisioterapeuta - Especialista em Acupuntura e Medicina chinesa.