terça-feira, 5 de julho de 2011

Dor nas Costas, Comum no frio e mais comum em pessoas que não se exercitam ou alongam-se

Com a chegada dor frio e temperaturas negativas nesse inverno, resolvi colocar a vocês um pouco do meu conhecimento sobre as famosas dores lombares, pois minha demanda no consultório vem aumentando bastante.


Mas afinal, por que ocorre e o que é Lombalgia ???




Lombalgia é um termo usado para designar o aparecimento de dor (algia)  na região lombar da coluna vertebral. São várias as situações que podem estar na sua origem, o que exige a realização de uma história clínica completa e eventualmente a realização de exames auxiliares de diagnóstico.

Quais as causas
As causas que estão na origem da lombalgia são variadas: e por isso a avaliação e a conversa com o paciente é importante, para entender a origem e o tipo de dor, para melhor diagnostica-lo e posteriormente trata-lo.
* - excesso de peso corporal/obesidade;
* - adopção de posturas incorrectas quando se está sentado ou de pé durante longos períodos de tempo;
* - levantamento de peso excessivo e/ou por um período de tempo prolongado, principalmente se realizado de uma forma inadequada;
* - infecções virais/ síndromas gripais;
* - menstruação ou síndroma pré-mentruais.
* - doenças articulares degenerativas e/ou inflamatórias de diversos tipos;
* - traumatismos da região lombar, com ou sem fractura;
* - fractura dos ossos da coluna lombar por doenças que fragilizam os ossos (por exemplo, osteoporose);
* - cólica renal;
* - pielonefrite (infecção do rim);
* - algumas doenças (benignas ou malignas) que afectam o útero e o ovário.

Mas as que mais comumente observa-se na prática clínica são as lombociatalgias e Sindrome do Piriforme.  são de fácil diagnostico, pois precisam somente de testes específicos, e palpação para encontrar contraturas, e dor principalmente lateral a coluna lombar.

Mas as vezes, não é totalmente possível determinar a causa da lombalgia.



Quais os sintomas
Consiste numa dor localizada na região lombar da coluna vertebral.  Esta dor tem várias causas. Dificuldade em passar da posição sentado para em pé, com o corpo frio, dói mais.
Se a causa for uma má postura, um exercício de levantamento de peso excessivo ou inadequado ou por um período de tempo prolongado, a dor pode surgir imediatamente ou após algumas horas.

Dependendo das estruturas lesadas (ossos, músculos, articulações ou nervos), a dor pode irradiar para as nádegas e/ou coxas. A lombalgia pode ser mais intensa nos dois ou três primeiros dias, diminuindo de intensidade nos dias ou semanas seguintes, ou persistir com a mesma intensidade durante longo período de tempo.

Como se diagnostica
Basta que seja referida a existência de dor lombar para se poder dizer que existe uma lombalgia. Este sintoma obriga o Profissional a investigar a sua causa, o que exige a realização de uma história clínica (em que se avaliam as características da dor e a existência de outros sintomas associados) e de um exame físico (incluindo a região lombar). Em algumas situações é necessário a realização de uma radiografia ou uma ressonância magnética para excluir, ou concluir alguma alteração interna extrutural a nivel discal,  óssea,  musculares, cartilaginosas e nervosas.
 A mielografia e a electromiografia podem ser realizadas para melhor avaliação da existência ou não de lesão nervosa, mas não são exames de rotina para o diagnóstico da lombalgia.
Formas de tratamento
Na maior parte dos casos de lombalgia, o tratamento é relativamente simples,
No meu caso, Utilizo a Acupuntura - Medicina tradicional chinesa para o desbloqueio da dor, removendo 90% da crise dolorosa na sessão, utilizando então outras técnicas adequadas para a liberação da lombar e consequente melhora.

Observem, a Utilização dessa técnica, consegue quase que 100% da melhora em somente 1 sessão. Conforme relatos dos pacientes, em 1 sessão saem da crise e iniciam o processo de cura e ou alívio sentindo-se melhores após a terapia.

Vitaminas - Complexo b - As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água que desempenha papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram uma única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que freqüentemente coexistem nos mesmos alimentos. Suplementos que contêm todas as oito vitaminas são geralmente referidos como complexo B. Suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12).
B6- b12 -   são as principais vitaminas e importantes no periodo pós crise da lombociatalgia. então faço a indicação de suplementação vitaminica após o tratamento.

Algumas pessoas, principalmente com lombalgia crónica, obtêm alguma melhoria sintomática com a realização de sessões de acupuntura. 

Formas de prevenção
Existem várias formas de prevenir o aparecimento da lombalgia:
* evitar o excesso de peso corporal;
* manter uma postura correta em pé (cabeça e tronco direitos, peito para fora, caminhando de
uma forma que permita a distribuição do peso corporal pelas duas pernas);
* manter uma postura correcta sentado (apoiar bem as costas na cadeira, ter os pés bem assentes no chão, com os joelhos flectidos em ângulos rectos. A manutenção de uma boa postura enquanto sentado também depende da existência de mobiliário ergonomicamente adaptado ao corpo;
* manter uma postura correcta deitado, dormindo num colchão firme, duro ou num colchão de água;
* manter uma postura correcta ao levantar um peso (segurá-lo junto ao corpo, dobrar só os joelhos, deixar as pernas levantá-lo fazendo o movimento de levantar ou baixar sempre com o corpo direito)
* praticar exercício físico regularmente, de uma forma moderada e adaptado às possibilidades físicas do doente, com o objectivo de melhorar a forma física (força, flexibilidade e capacidade aeróbica). As melhores modalidades são o andar a pé, andar de bicicleta e nadar. Devem preferir-se as actividades aeróbicas e evitar modalidades que imponham uma grande sobrecarga à região lombar.

Doenças comuns como diferenciar
Existem várias doenças que podem estar na origem de uma lombalgia, pelo que é importante conhecer as características da dor e os sintomas associados, bem como fazer um exame físico completo. Também se podem realizar vários exames com o objectivo de avaliar melhor todas as estruturas anatómicas da região lombar.

Outras designações
Dor lombar, lumbago.


Pessoas mais predispostas
As pessoas mais predispostas ao aparecimento de lombalgia são as que:
* tenham um trabalho ou actividades de lazer que envolvam a realização de grandes esforços físicos ou que obriguem à manutenção da mesma postura durante longos períodos de tempo;
* não pratiquem exercício físico aeróbico regularmente e adaptado às suas capacidades físicas;
* tenham problemas articulares;
* tenham osteoporose;
* tenham hérnias discais.

Outros Aspectos
As pessoas mais predispostas ao aparecimento de lombalgia são as que:
* tenham um trabalho ou actividades de lazer que envolvam a realização de grandes esforços físicos ou que obriguem à manutenção da mesma postura durante longos períodos de tempo;
* não pratiquem exercício físico aeróbico regularmente e adaptado às suas capacidades físicas;
* tenham problemas articulares;
* tenham osteoporose;
* tenham hérnias discais.


Clinica Espaço Zen terapias - Ijuí RS - TELEFONE 055 3332 2015
msn : espacozenterapias@hotmail.com
Dr. Tiago Didolich de Ávila
Crefito 99787

Descobrindo o Período Fértil

Olá amigos leitores, hoje falarei sobre o método chamado de tabelinha, não o chamarei de método anti-contraceptivo  pois não são de confiança comprova e deve se ter cuidados, pois em ciclos menstruais irregulares ele pode variar, mas  com ele consegue-se descobrir o período mais fértil  para casais que desejam "engravidar". 


Comentarei pois estou com um casal fazendo tratamento para isso.  Atuando dessa forma na infertilidade, ajudando a realizar o sonho dessa familia..

Boa leitura.


Período fértil

O período fértil ocorre por volta do 14º dia contando a partir do primeiro dia de menstruação. A ovulação ocorre quando o óvulo desce pelas Trompas de Falópio, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides que se encontrarem na vagina.
É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo do ciclo mais curto 18 dias, e do ciclo mais longo 11 dias.
Por exemplo: se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e, 30 – 11 = 19, quer dizer que os seus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo.
Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.